O prefeito Eduardo Paes (PSD) vetou integralmente o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal que instituía o “Dia da Cegonha Reborn” no calendário oficial da cidade. A proposta, de autoria do vereador Vitor Hugo (MDB), previa a celebração anual em 4 de setembro, com o objetivo de homenagear artesãs que confeccionam bonecas hiper-realistas conhecidas como bebês reborn.
Em publicação nas redes sociais, Paes justificou sua decisão com a frase: “Com todo respeito, mas não dá…”, acompanhada do texto do veto integral.
O projeto de lei destacava o papel terapêutico dessas bonecas, utilizadas em tratamentos psicológicos para auxiliar pessoas em processos de luto e depressão. Segundo o vereador Vitor Hugo, a iniciativa visava reconhecer o trabalho das artesãs, chamadas de “cegonhas”, que através de sua arte proporcionam conforto emocional a muitas famílias.
Com o veto do prefeito, o projeto retorna à Câmara Municipal, que poderá decidir pela manutenção ou derrubada do veto em votação futura.
