A Prefeitura de Magé, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, convida a população para as comemorações dos 171 anos da Estação Guia de Pacobaíba, a primeira estação ferroviária do Brasil, localizada no 5º distrito do município. O evento será realizado no dia 30 de abril, das 10h às 17h, no próprio local da estação.
Inaugurada em 30 de abril de 1854 pelo empreendedor Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, a Estação Guia de Pacobaíba marcou o início da Estrada de Ferro Mauá, conectando o Porto de Mauá, na Baía de Guanabara, até Fragoso. Este empreendimento foi um marco na modernização do transporte no país, facilitando o escoamento de mercadorias e o deslocamento de passageiros.
A programação comemorativa inclui apresentações musicais, feira de artesanato, oficinas culturais e atividades para crianças, proporcionando um dia de celebração e aprendizado sobre a importância histórica da ferrovia para o desenvolvimento do Brasil.
A Estação Guia de Pacobaíba é um patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1954, reconhecida por seu valor histórico e cultural para o país.
Serviço:
- Evento: Comemoração dos 171 anos da Estação Guia de Pacobaíba
- Data: 30 de abril de 2025
- Horário: Das 10h às 17h
- Local: Estação Guia de Pacobaíba – 5º Distrito, Magé/RJ
- Entrada: Gratuita
Para mais informações, acesse o portal oficial da Prefeitura de Magé: mage.rj.gov.br