Na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito do Rio de Janeiro conversou com o Secretário Estadual de Transportes, Washington Reis, para formalizar o apoio da Prefeitura à expansão do sistema metroviário da cidade. A proposta inclui a construção da Linha 6, que atenderá bairros como Jacarepaguá e a Zona Norte, além de uma extensão em direção ao Recreio dos Bandeirantes.
Para viabilizar o projeto, a Prefeitura se colocou à disposição para liberar o potencial construtivo necessário, contribuindo com o financiamento da obra — uma medida estratégica para acelerar a execução sem depender exclusivamente de recursos públicos.
Durante a conversa, o prefeito também solicitou como contrapartida duas medidas essenciais:
A integração imediata entre o RioCard e o JaÉ, o que garante mais transparência no sistema de transporte público e combate a chamada “caixa preta” das empresas de ônibus.
Que a Prefeitura possa assumir a gestão da Supervia dentro dos limites do município, repetindo o modelo de sucesso implementado na reestruturação do sistema BRT.
“Queremos fazer com a Supervia a mesma recuperação que fizemos com o BRT. É muito tempo de maus-tratos ao povo carioca com o péssimo serviço de trens que temos por aqui”, afirmou o prefeito.
A expectativa é que a parceria entre o município e o governo do estado traga avanços concretos para a mobilidade urbana, com mais eficiência, integração e respeito ao cidadão que utiliza o transporte público todos os dias.